A pedofilia é caracterizada como abuso sexual. É um tipo de violência porque a criança e adolescente ainda não tem compreensão do significado do ato sexual e não se configura apenas com a conjunção carnal propriamente dita. O abuso é a utilização do corpo de uma crianças ou adolescente para a prática sexual, na maioria dos casos através de pessoa de sua confiança, mediante coação física, emocional ou psicológica.
A Organização Mundial e Saúde (OMS) considera a pedofilia como uma doença que é definida como um transtorno de preferência sexual, que ocorre, geralmente, em crianças menores de 13 anos e caracterizada pela formação de fantasias sexuais intensas. Portanto, a pedofilia não é crime; porém o pedófilo poderá ser sancionado caso não aceite o tratamento.
Notoriamente, a pedofilia é tratada com sensacionalismo pela mídia e em muitos casos é confundida com a exploração sexual. Esta última se caracteriza pela utilização sexual da criança ou adolescente como moeda de troca – não necessariamente dinheiro -; ocorre com a produção de materiais pornográficos ou através do tráfico para fins sexuais. A exploração é exclusivamente crime.
Nenhum comentário:
Postar um comentário