terça-feira, 7 de junho de 2011

Pureza x Impureza

"Os grandes crimes, freqüentemente, partem de grandes idéias. Poucas grandes idéias se mostram completamente inocentes quando seus inspiradores seguidores tentam transformar a palavra em realidade -- mas algumas quase nunca podem ser abraçadas sem que os dentes se descubram e os punhais se agucem. Entre esses tipos de idéia, ocupa posição privilegiada a da visão da pureza." (BAUMAN, 1999)
A palavra pureza a cada dia se torna menos instalada na sociedade. A criança é ser humano que na infância tem em si o dom da inocência e da pureza. No caso da pedofilia, os pedófilos procuram exatamente por essa pureza, por está criança não ter a capacidade de se defender, de pessoas que possuem idades, mas avançadas que a sua ,ou seja,por esta falta de malícia desta criança .
Já a impureza sempre esteve presente na sociedade, ela é exatamente o oposto da pureza o sujo, o imundo. A criança que é sexualmente abusada cria sentimentos de medo, timidez, perda da confiança por outras pessoas, podendo sofrer de depressão no decorrer de sua vida, ou seja, crianças que infelizmente sofreram esse tipo de violência, nunca, mas volta a ser criança, pois acaba perdendo aquela inocência.
REFERÊNCIA: Zygmunt BAUMAN, O Mal-Estar da Pós-Modernidade. tradução: Cláudia Martinelli Gama e Mauro Gama, Editora Jorge Zahar. p.13

Um comentário:

  1. É preciso esclarecer o conteúdo do pensamento de Bauman para conseguir estabelecer uma relação coerente com o tema. No seu texto, houve confusão entre a abordagem crítica de Bauman sobre a construção social da pureza nas sociedades humanas e o uso que você faz da palavra pureza, como um adjetivo para criança.

    ResponderExcluir